Como evitar stress e burnout nas equipas? Que medidas tomar?

Na minha equipa estamos a passar por uma fase de maior stress porporcionada pelo maior volume de trabalho. Como podemos reduzir o nível de stress na empresa e prevenir o esgotamento? Que medidas funcionam bem convosco?
Obrigado, VP

Olá Vítor!

Que bom saber que há cada vez mais profissionais de RH preocupados com a saúde mental dos seus trabalhadores. Durante muitos anos esta foi não era uma realidade que se falava nas empresas onde trabalhei! Há algum tempo oferecemos aulas de ioga. Desde então, um professor de ioga vem ao escritório uma vez por semana. Ela trabalha no relaxamento, mas também na flexibilidade e atenção dos funcionários. O programa de ioga é voluntário, mas foi bem recebido.

Também introduzimos um “polícia de segurança” que vigia o bem-estar das pessoas das equipas. Pode soar como um jardim de infância, mas é muito eficaz. Um membro diferentes de cada equipa é nomeado para ser o segurança todas as semanas. A tarefa é lembrar as pessoas de fazerem pausas ou convidar para um café ou conversa. O espírito de equipa é fortalecido com estas atividades, também!

1 Curtiu