Como reter talento nas empresas

Olá. Trabalho há mais de 15 anos em RH e tenho-me deparado que tem sido cada vez mais difícil reter talento jovem numa empresa. Esta é uma tendência que a minha empresa gostaria de contrariar, e gostava de ouvir as vossas sugestões sobre este paradigma :slight_smile: Obrigada a todos.

Olá Claudete. Sem dúvida que a área de RH tem tido enormes alterações nos últimos anos. Podíamos falar da digitalização dos RH, da mudança de mindset relativa ao que o trabalho e o que ele representa para os jovens de hoje em dia, e tantas mais variáveis que levam a que um jovem não permaneça na mesma empresa durante 15 ou mais anos, como antes era mais comum. Uma sugestão que lhe posso dar é analisar o ambiente ou clima organizacional da sua empresa, para perceber o que pensam os seus funcionários sobre a empresa e a liderança. Pensar estrategicamente sobre lançar uma campanha, ou implementar/criar uma equipa de employer branding que ajude a tornar a sua empresa atrativa, fazer mais ações que envolvam os colaboradores e que permitem o desenvolvimento do sentimento de pertença à organização. Mas, sobretudo, haver espaço para crescimento interno! Novos desafios e mais transparência! Bem, já me alonguei, mas acho que estas são as minhas sugestões para pensar junto da sua equipa!