Igualdade de género nas empresas: que iniciativas tomar?

Olá! Hoje trago um tópico novo, referente à Igualdade de Género e oportunidades no trabalho. Ontem, Dia Internacional da Mulher, encontrámos muitas campanhas, nos vários setores, sobre não igualdade de oportunidades, de acesso a cargos de liderança, a disparidades salariais, nos benefícios que poderiam ser dados às mulheres e parentalidade no geral.

Mas, para haver mudança, é preciso implementarmos iniciativas! Quais as vossas recomendações?

Que podemos fazer ou propor nas empresas?

Obrigada

1 Curtiu

Olá, Ana! Esse é um ótimo ponto. Podemos ver que as empresas se chegaram à frente e fizeram uma campanha sobre o ser-se mulher no mundo corporativo, mas a verdade é que se nada for feito (como bem dizes), nada muda!

Deixo aqui algumas ideias:

• Oferecer flexibilidade! A todas as pessoas, mas essencialmente às mães. Assim, conseguimos conciliar melhor a vida pessoal com a vida profissional. Na minha empresa nunca fui descriminada por ir buscar o meu filho à escola, mas sei de casos de mães que ouviram comentários negativos sobre deixarem o trabalho mais cedo para irem buscar as crianças.

• Garantir a paridade salarial! Isto já devia estar em marcha há muito tempo. É importante garantir que numa empresa, um homem e uma mulher ganham o mesmo salário, fazendo o mesmo trabalho. Isto só se consegue com transparência salarial… que ainda é tabu em Portugal