Quais serão as tendências no Recrutamento para 2022?

Que tendências de recrutamento esperam para 2022? Seja na forma como se faz o recrutamento, seja nas novas necessidades dos trabalhadores?

1 Curtiu

Olá, Andreia! Algumas das tendências para 2022 centram-se numa maior preocupação com a saúde mental dos colaboradores, e nos programas e apoios que as empresas poderão dar aos trabalhadores. Em 2022 manter-se-á também em foco o HR Analytics ou People Analytics.

Espero ter ajudado.

Olá Andreia, Olá Ana.

A nível de recrutamento em 2022 vejo algumas tendências interessantes. Alguns exemplos:

  • Velocidade no processo de recrutamento: as empresas demorava 1 a 3 meses a recrutar talento, os processo estão cada vez mais rápidos e a demorar menos tempo.
  • Para conseguirem ser mais rápidas as empresas também estão a fazer menos fases invés de processos tão exaustivos.
  • Vejo muitas empresas a apostarem na formação de entrevistadores e hiring managers - não só formação de entrevistas mas de praticas como a diversidade e inclusão.

Vejo mais estas tendências em empresas de IT/Tech.

Espero que tenha sido útil!

1 Curtiu

Olá a todos,

Concordo muito com alguns do tópicos aqui postados:

  • o foco nos dados é cada vez maior (SLAs, KPIs, OKRs), não necessariamente como métricas de avaliação, mas também como ferramentas de medicção e melhoria de processos.
  • Daqui advém, por exemplo, a tentativa de reduzir o tempo de recrutamento, sobretudo em tech roles, dado que se perdem muitos candidatos, diria que processos desta natureza em -60 dias será razoável, -30 será o ideal.
  • employer branding como uma das prioridades para atração e retenção de talento.

Espero ter ajudado e complementado!

2 Curtiram

Ótimos insights @nunomeirelles :raised_hands: HR Analytics ou People Analytics, a par do Employer Branding, são centrais neste ano!

1 Curtiu

Olá Nuno,

Obrigado pela partilha. Concordo 100% com o 1º e 3º ponto. Na minha experiência processos tech não podem/devem durar mais de 30 dias para sermos realmente competitivos num mercado onde existem mais empresas do que candidatos activos. 4 fases de recrutamento em 4 semanas parece-me o ideal.

Fico na expectativa de ver mais ideias interessantes do teu lado!

Olá a todos,

Absolutamente genial. 4 fases de recrutamento em 4 semanas. Admitindo que realmente estamos num mercado com mais empresas que candidatos, de certeza que cada candidato não vai escolher mais que 5 empresas em simultâneo. Isso dá… dá… 1 empresa por dia durante 1 mês. Perfeitamente aceitável, até porque todos os recruiters sabem que eles estão 100% livres e empenhados para mudar de emprego; até, claro, os queremos contratar. Ai vão ter que explicar porque é que não têm emprego, mas todos vamos perceber que um pequeno gap para se dedicarem a encontrar a melhor empresa foi a decisão mais correcta.

É disto que gosto neste forum. Pessoas com people skills e ideias que as equipas de tech nunca conseguiriam ter!