É a primeira vez que vou fazer um recrutamento no LinkedIn. Alguma dica que faça a diferença, para receber candidaturas mais qualificadas àquelas que procuro? Obrigado!
Olá, tenho a mesma dúvida! Têm dicas ou truques sobre como recrutar no LinkedIn?
Bom dia @joseferreira e @claudia.nunes.
Eu já recrutei algumas vezes através do LinkedIn e tem sido um sucesso! No entanto, uma das dicas que lhe posso deixar (para não receber +200 candidaturas em menos de 24h) é descrever muito bem e detalhadamente as funções e requisitos (obrigatórios e nice-to-have) da posição em aberto, dar a conhecer mais sobre a sua empresa e dizer qual o tipo de flexibilidade no trabalho a empresa oferece. Há cada vez mais exigência, de ambos os lados, nesta procura de trabalho. Boa sorte!
Olá @joseferreira.
Desde que comecei a recrutar no LinkedIn, a taxa de sucesso de preenchimento de vagas na minhas empresa aumentou bastante. Deixo-lhe algumas dicas que fui aprendendo:
- O seu perfil pessoal no LinkedIn deverá estar completo (imagem profissional, criatividade na forma como se apresenta, coloque links ou downloads que se relacionem com a sua empresa)
- utilize grupos de LinkedIn
- Partilhe as vagas que surjam na sua empresa
- Faça muitas conexões, partilhas, comente publicações de outros colegas. Enfim, tudo isto ajuda no alcance do seu perfil, e potenciais candidatos podem chegar até si
Olá @joseferreira
Para além de todos os excelentes inputs dados anteriormente penso que possa fazer sentido também algumas outras funcionalidades.
Pelo que percebi o seu recrutamento será através de anúncio e não de abordagem direta.
Considero que possa usar e abusar tudo o que o LinkedIn lhe permite fazer.
Numa primeira fase, pense no nome da função que irá colocar, uma vez que será o primeiro contacto para os candidatos perceberem se enquadram ou não.
Após essa primeira escolha, considero que o que se escreve no anúncio tem de transmitir muito mais do que apenas as informações básicas da função/perfil pretendido. Diferencie-se de todos os restantes, falando também um pouco sobre a cultura da empresa e o que é que o candidato irá “ganhar” ao juntar-se à sua empresa.
Para além disto, poderá usar ainda as ferramentas que o LinkedIn lhe proporciona, como as questões de pré-triagem. Essas questões podem agilizar o seu tempo quando for analisar as candidaturas, uma vez que caso as pessoas não respondam às questões com a informação pretendida, podem ficar automaticamente inadequadas - exemplo:
O perfil pretendido tem de ter experiência mínima de 3 anos numa função.
Faça essa questão nas perguntas, e todas as respostas com menos de 3 anos serão consideradas inadequadas (caso selecione essa opção).
Espero ter ajudado e bom trabalho